sexta-feira, 13 de março de 2009

Mentiras no divã

Primeira promessa do ano realizada!
li um livro do começo à última página, embora seja um desses quase best-sellers de escritores que escreveram best-sellers é bem legal e deu pra prendeu minha atenção o suficiente para ficar acordada até as 4 da manhã para terminar de lê-lo.
Chama-se "Mentiras no Divã" e o autor é Irvin D. Yalom, o mesmo do livro "Quando Nietzsche chorou" (que ainda não li).
O livro fala de alguns psicoterapeutas e como lidar com o código de ética da psicanálise, um deles é encantado com novas possibilidades de terapia, entre elas criar uma terapia diferente para cada paciente, o que não corresponde muito ao código de ética, pois isso inclui um tratamento de maior envolvimento pessoal com o paciente, outro profissional da área depois de muitos anos seguindo a risca todos os códigos que poderia e inclusive almejando um cargo maior na profissão, se vê sem chão quando leva um golpe de um paciente estelionatário que o faz cometer graves crimes contra seus própósitos pessoais e inclusive éticos. Há também uma advogada que como vingança engana seu terapeuta, mas não consegue deixar de ser ajudada por ele. O livro é bem interessante em alguns pontos que causaram reflexão em meu comportamento, e por isso achei-o bom. Mas não deixa de ter o conteúdo previsível dos best sellers com mais histórias para prender a atenção do que grandes reflexões sobre a psicoterapia.

Filmes não tenho assistido nenhum que valha a pena ser mencionado, mas assim que tiver quero conseguir registrá-los também.

Detalhe, emendei livro novo já, depois de ver minha irmã devorando Crepúsculo e comprando toda a trilogia, não pude deixar de começar.

Um comentário:

Michel disse...

Dica de filme: La Belle Verte!

hehe beijos linão!